quarta-feira, 14 de abril de 2010

Chega de burger "gourmet"...

Navegando hoje pela web encontrei um blog de gastronomia interessante, não pelo conteudo mas pela forma agressiva com que ataca os restaurantes e lanchonetes avaliados. Por exemplo criticou severamente um novo restaurante que oferece cozinha americana (que não fomos nós) por utilizar sorvete Kibon que ao modo de ver do blogueiro é quase uma heresia, massa folhada Arosa na torta de maça nem pensar e por aí vai. Vou em defesa do concorrente dizendo que o sorvete da Kibon é de longe muito melhor do que alguns sorvetes "artesanais" oferecidos por aí preparados com critérios duvidosos de higiene e manupulação, além do que se as hamburguerias fossem preparar seus próprios sorvetes à moda "gourmet" o custo ficaria inviável (baunilha em favas, creme de leite fresco etc...). Ele criticou o queijo gorgonzola que o lugar utiliza, é a mesma marca que utilizamos e é bem adequado para o preparo de molhos e sainduíches. Um bom gorgonzola Dolce Latte italiano custa no mínimo 120 Reais o kilo, você coloca 30 a 50 g no sanduíche são 5 reais só que queijo, mais a carne, pão, mão de obra etc.... Dá pra colocar em sanduíche e vender a 18 Reais???
Essa onda de querer transformar hamburguer em produto "gourmet" tem que acabar, hamburguer é um sanduíche de pão carne moída de qualidade queijo e alguns complementos, só isso, puro prazer e diversão.

3 comentários:

  1. Boa!!!!!!!!!!!!
    Isso aí!
    Hambúrger, simples, gostoso e sem frescura!

    ResponderExcluir
  2. Estou a par do que aconteceu. Freqüento o blog que fez a crítica, e concordo em parte com o blogueiro do St. Louis. Mas o que me parece, é que a reclamação foi feita não exatamente pelos produtos utilizados, mas sim pelo valor altíssimo dos pratos feitos com tais produtos. Afinal, nada contra Kibon, mas usar Kibon e cobrar preço de Haagen-Däzs é um absurdo.

    ResponderExcluir
  3. Luís, gratos pelo comentário. Infelizmente o custo da matéria prima pesa pouco nos custos de venda em restaurantes, o custo periférico é que encarece, por exemplo copos e talheres esterilizados com alcool, ketchup e mostarda de qualidade, ar condicionado, segurança na porta, banheiros limpos, funcionários registrados, impostos recolhidos etc...como acredito ser o caso do restaurante em questão. Porém concordo que o preço dos restaurantes em SP andam um pouco acima da média internacional.

    ResponderExcluir